Você conhece as frequências de ondas do seu cérebro? Se o cérebro mantém uma frequência alta dia e noite, você está deixando de desfrutar dos benefícios das frequências média e baixa.
Tal como o seu coração, seu cérebro opera com pulsos rítmicos de eletricidade (ou pulsos nervosos), gerando frequências cíclicas conhecidas como Ondas Do cérebro.
Acompanhe na tabela abaixo.
Frequências das ondas cerebrais:
Gama = <40 Hz – Atividade mental superior, resolução de problemas, percepção da realidade, percepção dos cinco sentidos, aprendizagem e foco – ideais para o dia, enfrentamentos.
Beta = 13 a 40 Hz – Pensamentos ocupados, concentração ativa, pensamento lógico-racional, alerta, atenção seletiva e linguagem.
Alpha = 7 a 13 Hz – Relaxamento – acordado – atenção plena, meditação, quietude mental. Memorização, processos imaginativos – ideias para entrar em descanso.
Theta = 4 a 7 Hz – Sono, sonho, hipnose, meditação profunda, consolidação da memória – ideais para o período do sono.
Delta = >4 Hz – Sono profundo, sem sonhos.
Heinrich Wilhelm Dove descobriu, em 1939, que as ondas do cérebro podem ser formatadas de maneira que assumam a mesma frequência imposta por batidas sonoras.
Assim, diversas pesquisas foram feitas envolvendo este tipo de metodologia (ABP, 2008). Sabe-se, a partir dessas pesquisas, que o cérebro trabalha com disparos eletroquímicos que acabam por caracterizar os estados da consciência conhecidos como gamma, alpha, beta, theta e delta. Cada uma dessas ondas possui frequências vibratórias específicas e representam um estado de consciência diferente.
Portanto, a partir de estimulações individualizadas é possível melhorar a “qualidade” das ondas do cérebro de maneira que seja possível condicionar a atividade cortical (Siever, 1999 e Foster, 2002).
Por Dr. Nelson Alves – Criador da Neurometria Funcional
Somos incrivelmente perfeitos, nosso cérebro é constituído de energia, frequências de ondas e literalmente vibra. No dia a dia pela maestria da natureza, diante de estados avançado da performance cerebral aplicados a resoluções de problemas, enfrentamentos e aprendizagem, nosso cérebro alcança altos níveis de produção química, armazenamento de memória e acessos a registros anteriormente guardados gerando reações comportamentais diversas.
Após um dia de trabalho é necessário colocar esta poderosa máquina em descanso, nem sempre será uma tarefa fácil silenciar os pensamentos e deixar pra fora as preocupações, impactos que lidamos no cotidiano e algumas memórias reinantes, desencadeando a predominância das frequências mais aceleradas causando insônia, mantendo o estresse por longos períodos.
Uma das maneiras mais conhecidas para tranquilizar a mente e diminuir o ritmo das frequências é o Relaxamento e a Meditação.
Utilizando a Respiração Focada que nada mais é do que parar por alguns minutos e respirar profundamente, soltar o ar lentamente, ouvir e sentir a respiração tem efeitos tranquilizadores para os pensamentos e no organismo como um todo. A meditação altera o cérebro de maneiras muito positivas. Os efeitos físicos de sentar-se calmamente, indo ao encontro do seu interior, são surpreendentemente abrangentes.
O autoconhecimento e a auto percepção são outras ferramentas que podem ser desenvolvidas em um processo terapêutico para diminuição de pensamentos invasivos.
A aplicação de técnicas e ferramentas também poder contribuir muito para agitações por conta de traumas ocorridos durante a vida.
A Neurometria Funcional é uma metodologia específica que trabalha diretamente na saúde emocional através de treinamentos que ensinam o cérebro a diminuir a frequência cerebral para o relaxamento. Ao criar novas sinapses cerebrais todo o organismo responde ao treinamento proporcionando a tão desejada qualidade de vida.
O Instituto Evolver através de profissionais altamente capacitados tem como missão promover benefícios ao ser humano, tornando-o saudável e capacitado a alcançar alta performance pessoal e profissional.
“A inteligência é o único meio que possuímos para dominar os nossos instintos.” Freud.
por Ariane Mariuci