Inteligência Emocional é o conjunto de habilidades que possuímos para gerenciar nossas emoções, colocar em prática em nossos relacionamentos pessoais e profissionais no dia a dia e proporcionar o desenvolvimento da capacidade do ser humano como líder de si mesmo e de equipes.
É importante observar os 5 níveis citados por Daniel Goleman,que tornou o conceito acessível a vários segmentos da sociedade, em seu livro Inteligência Emocional com mais de 5 milhões de cópias vendidas no mundo todo. A partir dele, a mídia, entidades acadêmicas e o universo corporativo com foco nas pessoas e seus relacionamentos interpessoais, começaram a explorar ainda mais o assunto com o intuito de proporcionar melhores desempenhos profissionais relacionados a liderança.
Autoconsciência – é capacidade de reconhecer as próprias emoções. Ocorre através de uma busca interior e percepção de si mesmo, de como está a própria vida, o que foi construído até aqui, quais os sonhos e objetivos a serem conquistados, quais valores norteiam a vida, quais bloqueios impeditivos a serem superados, quais recursos internos devem ser acessados para alcançar o sucesso.
“Preste atenção a si mesmo, em seu mundo interior, para se conectar com suas aspirações e propósitos.” Daniel Goleman Autocontrole – é capacidade de identificar e lidar com as próprias emoções, criar estratégias e ferramentas promovam, força, coragem, determinação e focos necessários para a construção dos projetos que sejam relevantes na vida.
Automotivação – é capacidade de se motivar e de se manter ativo até a finalização de uma tarefa sem depender das circunstâncias, enfrentar adversidades, criar e trazer soluções para possíveis problemas que surgem durante a trajetória.
Empatia – é capacidade de sentir o ser humano, de enxergar as situações pela perspectiva do outro, saber reconhecer e respeitar emoções alheias e ainda mais, contribuir para que se superem em seus desafios, pois todos estamos sujeitos às mesmas fragilidades emocionais.
Habilidades Sociais – é conjunto de capacidades envolvidas na interação social, relacionamentos interpessoais, exercer liderança influente e positiva, atrair pessoas engajadas em um mesmo propósito, criando uma trajetória de superação e sucesso, contanto que se dedique tempo, esforço e seja perseverante durante o processo.
Todas as habilidades sociais podem ser aprendidas na vida, variam de ser capaz de sintonizar os sentimentos de outra pessoa e entender como cada um pensa até a capacidade de negociação.
O interesse pela inteligência emocional no local de trabalho vem do reconhecimento de que essa maestria, diferencia profissionais e líderes mais bem-sucedidos dos medianos. Ao possuir nível técnico semelhantes, ficará em destaque, as pessoas que possuem habilidades emocionais para gerenciar a si mesmos e seus relacionamentos.
por Ariane Mariuci